Google Search Console como apoio nas decisões

AAEAAQAAAAAAAAMMAAAAJDVkNzM2OGY5LWE4ODQtNDQ5ZC04ZjM2LWZmNTIzZDM5MWE1Mw google-search-console

Sobre a Google Search Console

Essa ferramenta do Google é importantíssima para análise dos dados de seu site. Muitas vezes ignorada pela maioria de proprietários de negócios online, a Google Search Console, antiga Google Webmaster tools, possui um conjunto de ferramentas e relatórios importantes para interpretação e análise geral, contendo informações sobre Aspectos da pesquisa do google, Tráfego da pesquisa, Índice do Google, Rastreamento e outras ferramentas.

Extraindo dados e informações

Efetuando as configurações adequadas e ligações com outras ferramentas do Google, é possível ter acesso a dados e informações relevantes e decisivas para tornar o seu website, blog, loja online mais eficiente e acima de tudo, voltada ao público consumidor apropriado ao seu negócio.

Um dos primeiros itens a se preocupar é o de verificar se todo o seu wensite está indexado pelo Google, para isso na opção Índice do Google -> Status do índice, dá para ver a quantidade de urls indexadas. Também em Rastreamento -> Sitemaps, é possível verificar quantos urls foram submetidos so google e quantos já foram indexados.

Outros detalhes importantes são analisados por essa ferramenta, como o Tráfego de pesquisa, com os termos que acionaram a pesquisa e geraram visitas ao seu website. Aqui é o ponto importante para a Tomada de decisão do seu website, blog ou loja online. Analisar esses termos faz com que você saiba o que as pessoas buscam, de que forma buscam e quantas vezes isso ocorre.

Dicas de melhorar seu negócio online

Tire ideias para desenvolver materiais e estruturas mais apropriadas ao seu público. Alguns itens para serem analisados com os termos de buscas:

  • Veja os termos mais buscados e interprete a relação com seu negócio
  • Faça buscas por determinados períodos, assuntos variam de tempos em tempos, fique ligado com a sazonalidade
  • Analise quantas vezes seus resultados apareceram mas não foram clicados, aqui é possível analisar se o texto que você usa está adequado
  • Você tem como ver em que posição está aparecendo para determinados termos, também dá para ter ideias do que melhorar no conteúdo para subri no ranking
  • Analise por página acessada, quantas impressões tiveram e quantos cliques, a taxa CTR e assim saiba quais páginas do seu website, blog ou loja online tem a maior audiência
  • Confira por dispositivo, desktop, celular ou tablet a preferência de acesso vindas das buscas

Fique atento a termos e buscas que não estão muito alinhados com o seu negócio, analise isso e veja o que pode estar acontecendo que o google relacionou isso com o seu website. Tente alterar conteúdo, adicionar texto, imagens e muito mais, focados no seu negócio. A ideia aqui é fazer você criar um vínculo de conteúdo relevante ao seu cliente e que ainda o Google faça essa ponte.

Portanto, a ferramenta Google Search Console pode ser muito bem utilizada para a tomada de decisão em seu negócio online. Analise com calma e intensidade, tenha um objetivo, faça perguntas específicas para saber as respostas dentro dos relatórios. Você vai se surpreender com tanta informação valiosa para seu negócio online.

Caso tenha alguma dúvida ou queiras dar alguma sugestão, entre em contato. Abraço e bons negócios!

 

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *