O que é e como funciona o Google PageRank?

O Google PageRank (PR) é um cálculo dentro do algoritmo do Google, criado em 1995, para determinar a relevância de um website ou página ao próprio Google. Uma maneira do Google determinar o que é mais relevante de cada website ou página.

Ele é composto basicamente por 3 (três) fatores: Quantidade de links, Qualidade dos links e Contexto em que esses links se encontram. Não basta ter milhões de links, se os mesmos são desassociados com o artigo ou assunto em questão. Não adiante ter baixa qualidade do link

Como funciona o PageRank

Uma nota de 0 a 10 onde a projeção é logarítmica, ou seja, pular da nota 1 para 2 é muito mais simples do que da 4 para 5. Apesar do intervalo ser o mesmo “1”, a diferença real logarítmica é enorme.

Apesar desta métrica ser utilizada como parâmetro, ela é pouco atualizada a cada ano. Internamente o Google tem ela com mais detalhes, divulgando apenas o número inteiro de 0 a 10.

Dê uma olhada na tabela abaixo e veja como é a classificação para o PageRank do Google. Note a diferença na pontuação mais perto de 10, quanto mais alta a pontuação, mais difícil foi a caminhada pra chegar lá:

 

 

Compreenda o PageRank

Imagine que você adora música e toca uma guitarra bem legal. Se seus amigos (todos desconhecidos no mundo da música) falarem bem de você, a relevância disso será baixa, afinal não há autoridades no assunto dizendo que você toca bem. Agora imagine o Caetano Veloso, Milton Nascimento e Gilberto Gil comentando que você toca muito bem, a relevância será muito alta, pois os mesmos são autoridades no mundo da música.

Essa é a ideia do PageRank, saber quantas pessoas falam de você, lhe recomendam, e ainda se essas pessoas são autoridades no assunto. O desafio está em conseguir todo esse cenário positivo para a sua marca.

 

Devo usar o PageRank para medir meu desempenho junto ao Google?

Não exatamente, alguns websites e páginas podem não ter nota 10 no PageRank, mas mesmo assim podem aparecer nas primeiras posições do Google. Isso porque são vários fatores que remetem a formação final na classificação, o PageRank é um deles. Outro detalhe é que a atualização do PageRank é a cada 1 ou 2 vezes por ano, você não vai esperar esse tempo para pensar ou reagir nas ações de SEO, certo?

 

Ferramenta Pagerank Checker

Faça uma verificação na ferramenta PageRank Checker e saiba como está o seu website ou loja online. Não se assuste com o resultado se der uma nota baixa, lembre-se que conseguir links para o seu website e ainda de qualidade não é tarefa fácil.

Verifique gratuitamente o PageRank do seu Website agora:



This page rank checking tool is powered by PRChecker.info service

 

Comments

comments