Como verificar se meu site ou e-commerce está sendo exibido no google?

lista-verificacao-google

Uma das maiores dúvidas sobre a presença do seu negócio online na internet é a de saber se você está sendo exibido no Google. Esta é uma preocupação muito pertinente, já que 9 entre 10 pessoas usam as pesquisas do Google para busca de informações, aprender algo ou comprar.

Descrevo rapidamente os itens para que você possa verificar se está sendo exibido nos resultados do Google, se suas páginas estão indexadas. Tomei como base as recomendações do próprio Google, que você pode ver mais detalhadamente na página de ajuda do Search Console .

Para fazer parte dos resultados do Google é simples e gratuito, mas nem sempre as recomendações são seguidas a risca, o que pode causar uma má classificação do seu negócio online.

Vamos lá aos itens de extrema importância a serem observados:

 

1-Verifique se você está nos resultados de busca:

Geralmente você não precisa fazer nada para aparecer, basta ter conteúdo em seu site ou loja online e pronto, o Google se encarrega do resto. Mas aqui vai uma dica para ter certeza de que você está lá: No buscador Google faça uma pesquisa pelo seu domínio, usando o termo “site:”

Veja na imagem abaixo um exemplo usando meu website: site:www.remobortoluzzi.com.br

resultados serp remo bortoluzzi

Note que o primeiro resultado de busca é do próprio Google informando que ele possui uma ferramenta para analisar o site, o Google Search Console. Já os demais resultados são as páginas que compõem o website www.remobortoluzzi.com.br

Agora façamos um teste com um domínio de site que não existe, só para simularmos uma não indexação de um website ou loja online. Na figura abaixo note aparece apenas 1 (um) resultado de busca, o da ferramenta do Google.

SERP de teste de site inexistente

Neste caso acima, o que fazer? Primeira ação é adicionar o seu website ou loja online junto ao Google Search Console, que nada mais é do que a ferramenta oficial do Google para os Webmasters. Com ela você consegue avaliar todos os detalhes de seu site ou loja online sob a visão do próprio Google. Se você tiver dúvidas de como fazer isso, acesse o material de apoio do Search Console ou peça ajuda a um especialista, ou ainda, contate o pessoal que desenvolveu pra você e confirme o motivo de não aparecer no Google.

Atenção: Verifique se TODAS as páginas de seu website ou loja online estão indexadas. faça uma verificação mais detalhada. Compare o seu menu com os resultados de busca, veja as páginas extras, blog. Tudo precisa estar indexado para você ter melhores resultados.

 

2- Você está oferecendo conteúdo relevante e de qualidade para seus visitantes?

Um dos itens indispensáveis para uma boa classificação é a qualidade do conteúdo de seu site ou loja online e a experiência que o visitante tem ao navegar pelas suas páginas. Ter conteúdos que respondam as dúvidas do seu público vão lhe tornar cada vez mais interessante.

O Google rastreia a internet em busca de conteúdos que ele possa garantir aos seus usuários. Quanto mais ele acertar aos pesquisadores, mais ele vai te oferecer. Se alguém procura por “tênis all star branco”, um resultado de busca com esta expressão e que o link aponte para uma página que tenha exatamente informações sobre “tênis all star branco” vão garantir satisfação a todo mundo.

Agora imagine acessar a página e ao entrar lá só encontre uma lista de vários tênis all star e nenhum na cor branca? Isso vai frustar quem busca e fazê-lo desistir do objetivo. E se isso ocorrer repetidas vezes, você passa a ser irrelevante no assunto “tênis all star branco”.

A dica aqui é ter conteúdo de qualidade com navegação excelente. Leia as Diretrizes para webmasters do Google e fique por dentro de muito mais detalhes.

 

3- Sua empresa está sendo exibida no Google Meu Negócio?

google meu negócio bike plus

Chamado de Google My Business ou em português, Google Meu Negócio, é uma ferramenta gratuita e de extrema importância. Principalmente para negócios locais, uma excelente oportunidade de ser encontrado por pessoas que fazer suas buscas no Google Maps ou nas pesquisas normais do Google.

A ferramenta possui uma painel bem interessante e fornece dados estatísticos interessantes das pesquisas e comportamentos. Lembre-se que a audiência mobile é realidade, e o Google Meu Negócio é uma ferramenta muito bem utilizada em celulares. Achar seu telefone, traçar uma rota de onde seu cliente está até sua empresa são uns dos itens possíveis com essa ferramenta.

 

4- O meu site ou loja online está simples para acessar em computadores e celulares?

teste compatibilidade site remobortoluzzi.com.br

A maioria dos pesquisadores usam os dispositivos móveis. Garantir uma boa experiência é fundamental. Pense no projeto de sua empresa sendo Mobile, faça testes em celulares, acesse e se coloque no lugar de quem busca por seus produtos e serviços. Tente garantir o melhor resultado pra isso.

Cada vez mais pessoas estão deixando os computadores e acessando a internet via celulares e tablets. O Google está classificando melhor resultados que estão preparados para mobile, portanto mão à obra agora mesmo e liste vários itens que são indispensáveis em seu site ou loja online para garantir a navegação e experiência nos celulares.

O Google disponibilizou uma ferramenta para testar a compatibilidade com dispositivos móveis de seu site, faça o teste e saiba se o seu site ou loja online estão de acordo com os dispositivos móveis.

 

5- Seu website ou loja online está seguro?

ícone-https

O Google está trabalhando para uma internet mais segura, e websites e lojas online que tenham a mesma política, são mais relevantes em comparação aos que não praticam a mesma política.

Embora se tenha muita discussão sobre o tema, transformar o website ou loja online para um protocolo de segurança em sua totalidade, usando ao invés do HTTP o HTTPS, pode ser uma dor de cabeça.

Que o Google está considerando o HTTPS ninguém discute, mas é preciso avaliar os impactos da mudança de protocolo, principalmente se você é um e-commerce e já fatura bem. A mudança pode ocorrer perda de indexação momentânea, acarretando em menor número de visitas e por sequencia, menor faturamento.

Para quem está iniciando, a recomendação é  de fato contratar o serviço SSL para o protocolo HTTPS e assim já iniciar a operação com essa modalidade de segurança. Note que estamos falando de usar o HTTPS em todo o domínio. Já para quem está online a bastante tempo e possui muitas visitas e faturamento, no caso de lojas online, um estudo é necessário fazer.

Um detalhe importante: mesmo decidindo permanecer com o protocolo HTTP, é indispensável o uso do HTTPS em áreas do seu site onde há coleta de dados pessoais de seus clientes. Como cadastros, senhas, compras, etc.

 

6- Será que seu negócio precisa de um SEO ?

Os Otimizadores de mecanismos de pesquisas SEO (search Engine Optimization) são profissionais qualificados para que você consiga extrair melhores resultados com seu negócio online.  Um otimizador SEO ajuda aprimorar seu site ou loja online para que você consiga aumentar a visibilidade nos resultados de busca com o seu negócio.

O Google possui um material de referência intitulado: Você precisa de um SEO? Que contém dicas valiosas sobre otimização. Este artigo está baseado nesse material e em minhas experiências de otimização de sites e e-commerces ao longo desses últimos anos de trabalho.

Veja a loja online Bike Plus aqui de Rio do Sul/SC onde efetuamos constantemente ações de otimização para mecanismos de buscas, geração de conteúdos qualificados e muita estratégia SEO para aumentar a visibilidade nos buscadores.

 

Conclusão

Este artigo trouxe alguns detalhes indispensáveis para identificar oportunidades de melhoria sobre a indexação de seu website ou loja online, bem como algumas dicas para melhorar a visibilidade junto aos mecanismos de buscas.

Busque ajuda de um especialista SEO para garantir que sua empresa aumente a visibilidade nos mecanismos de buscas. Entre em contato conosco e saiba como poderemos lhe ajudar nesse processo.

Os materiais adicionais e pesquisas realizadas estão junto ao Google, como: Você está no Google?, Você precisa de um SEO?, Diretrizes para webmasters do Google e você ainda pode querer ver Como o Google funciona.

 

 

Comments

comments